Alunos da Faculdade de Tecnologia de São Paulo escutam pela primeira vez palestra de Educação Emocional do IMEI

No dia 26 de março o International Mind Education Institute realizou a primeira palestra de Educação Emocional na Faculdade de Tecnologia de São Paulo para cerca de 200 alunos com o palestrante convidado, diretor do departamento de Presídios da International Youth Felowship, Ki Sung Kim.

Antes da palestra tiveram apresentações musicais com a banda glória e as apresentações de dança com o grupo The Rigtheous Stars e o grupo de dança cultural da IYF Brasil.

 

 

 

 

 

O Dr Kim iniciou a palestra introduzindo aos alunos o mundo do coração; explicando sobre o coração forte e o coração fraco.

Dando exemplo do aluno que se suicidou porque não foi aprovado no vestibular, o palestrante explicou que também se encontrou com o fracasso diversas vezes. “Não tem problema cair, mas nós devemos saber como se levantar. As pessoas que não caem, não aprendem como se levantar, e isso resulta em um coração fraco. Para vocês terem uma mentalidade forte, devem se entregar às dificuldades!”

“Eu gostei muito da palestra e recomendo a todos. Muitos entram na FATEC achando que é algo maravilhoso, mas, se deparando com alguma dificuldade, muitos desistem. Então eu penso que as palestras vão ajudar muito na vida profissional e acadêmica dos estudantes.” Conta Jefferson Nunes, aluno da FATEC.

O Dr. Kim também trouxe aos alunos a história da cidade que foi construída no deserto: um lugar sem condição nenhuma, mas que foi possível graças a visão do presidente da Hyundai, que guiou as obras através de estratégias positivas que iam contra a situação do local, tornando a cidade no meio do deserto algo 100% possível.

“Vocês devem apagar hoje dos seus corações a palavra que diz ‘Não dá.’ ” E em uma só voz o Dr. Ki Sung Kim fez os estudantes dizerem em alta voz que “sim, é possível”.

“O que mais absorvi foi tentar fazer as coisas, porque tudo é possível, basta tentar. O que me chamou atenção também foi a história do dono da Hyundai, tudo que ele construiu e como ele construiu. As histórias são inspiradoras e se ouvidas bem, podem mudar muitas coisas” Gabriela Fernanda dos Santos, estudante do primeiro semestre do curso de projetos mecânica.

O diretor da FATEC, Prof Décio Moreira, ressaltou a importância da parceria realizada com o Instituto de Educação Emocional para os alunos.

“Para nós foi uma grande surpresa, pois é uma primeira experiência com uma forma de ver as coisas diferentes. Segundo o Dr Kim, tudo é possível desde que a gente queira e se fortaleça. Então eu acho que foi um início de cooperação com um instituto extremamente importante que vai ajudar de mais a FATEC São Paulo.” Disse o diretor.

 

No final da palestra o Dr. Kim deu oportunidade para os alunos de falarem sobre o que entenderam sobre a palestra e tiveram depoimentos de estudantes e professores, que falaram sobre esperança e repetiam com segurança que “sim, é possível”.

“Meu nome é Lurdes. Eu sou professora no município aqui vizinho da cidade de São Paulo chamado Itaquaquecetuba. Antes de vir para cá eu estava quase desistindo, porque é uma situação muito complicada você trabalhar com uma geração de crianças com tantas dificuldades como aquelas crianças desse município. E eu levei um choque com essa palestra. É possível continuar e é possível fazer alguma coisa por aquelas crianças. Eu agradeço por essa palestra. Gostaria de conhecer mais, porque é possível.”

 

 

 

Leave a Comment